A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou neste domingo (12) que, a partir desta segunda (13), a Unidade de Pronto Atendimento do Jaguaré será exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios.
No local serão criados 20 leitos clínicos para pacientes com e sem necessidade de suporte respiratório. Os leitos serão utilizados tanto por pacientes que já tiveram o diagnóstico positivo para Covid-19, como para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, e servirá como uma unidade de estabilização de pacientes.
Por conta da exclusividade, os moradores daquela região deverão utilizar as UPA’s Santo Antônio e Região Norte para os casos que não forem considerados respiratórios.
As unidades de pronto atendimento da Vila Toninho e Tangará permanecem com atendimento misto, para pacientes com sintomas respiratórias ou não.
As UPA’s funcionam 24 horas durante os sete dias da semana. De acordo com a Saúde, a alteração tem como objetivo dar melhor atendimento aos pacientes com síndrome respiratória e reduzir a lotação dos hospitais de referência para SRAG, como a Santa Casa e Hospital de Base.