imagem

Quinta-Feira, 02 de Março de 2017 às 11:47

Sono é a segunda principal causa de acidentes no trânsito

Um dia sem dormir equivale à ingestão de seis copos de cerveja. Para especialista, pacientes estão priorizando trabalho e lazer ao invés do descanso.

Duração: 03:59

thumbnail

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 30% das mortes em rodovias nacionais são ocasionadas por motoristas que dormem ao volante. 

54% dos brasileiros queixam-se de sono e destes, 43% continuam cansados durante o dia. É comprovado cientificamente que um dia de privação de sono equivale a ingestão de seis copos de cerveja. 

Para driblar o curto período de descanso, muitos motoristas, principalmente caminhoneiros, acabam ingerindo medicamentos estimulantes, mas o Inspetor Daniel Mataragi alerta que o Código de Trânsito Brasileiro é rigoroso nesses casos

"O motorista é enquadrado na lei de embriaguez ao volante"

O artigo 235 da lei 12.619 que Dispõe sobre o exercício da profissão de motorista estabelece descanso de 30 minutos a cada quatro horas de direção em viagens de longa distância.  Se através de consulta ao tacógrafo a polícia rodoviária constata que o caminhoneiro não respeitou essa pausa, ele pode ter o veículo apreendido e ser multado.

A cirurgiã dentista Sheila Diniz é especialista em tratamento de distúrbios do sono e conta em entrevista que esse é um problema cada vez mais comum.

Pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, orienta que adultos devem dormir de 7 a 8 horas por dia.

Clique no play e ouça a reportagem

imagem