imagem

Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020 às 10:59

Semae decreta fim do racionamento de água

Informação foi divulgada pela autarquia nesta segunda-feira (26) e já passa a valer. Volume de chuva registrado no fim de semana, foi de 27,4 milímetros, o que possibilitou a melhora dos reservatórios

Duração: 02:41

thumbnail

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto informa que, a partir desta segunda-feira (26/10), está encerrado o racionamento de água nos bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas. O volume de chuva registrado em nosso pluviômetro, no final de semana, foi de 27,4 milímetros. O acumulado do mês de outubro é de 74, 4 milímetros.

No lago 1, o nível atual da Represa Municipal está 10 centímetros acima do vertedouro. No Lago 3, está 8 centímetros acima do vertedouro. O Semae retomou a captação do Lago 1 da Represa Municipal, que abastece a ETA. A vazão atual é de 370 litros de água/segundo. 

“Nós ainda não estamos em vazão plena, mas já temos um volume de água suficiente para suspender o racionamento”, declarou Jaqueline Reis, gerente de Operação e Manutenção de Água do Semae. Quando estiver em plena operação, a ETA irá coletar 450 litros de água/segundo. A autarquia solicita que os moradores de Rio Preto continuem usando a água de forma racional. “A economia de água é importante sempre.”

Em relação à volta do racionamento, Jaqueline explica que dificilmente ocorrerá este ano. “Pela época do ano, com o fim do período de estiagem, acreditamos que não será mais necessário retornar o racionamento.” Ela lembra que, em 2020, Rio Preto enfrentou um dos piores períodos de seca dos últimos anos. “Foram 120 dias praticamente sem chuva, com tempo seco e com os termômetros chegando atingir 43º graus. O racionamento foi importante para evitar que as pessoas ficassem o dia todo sem água.”

No período de racionamento, o Semae notificou 99 usuários por desperdício de água. Desse total, 56 foram lavagem de calçadas, 19 foram lavagem de quintal e mais 24 diversos (carro, piscina e jardim). Nenhuma multa foi aplicada. “As multas eram apenas em caso de reincidência. Nosso objetivo sempre foi orientar a população para evitar o uso desnecessário da água, ainda mais durante a estiagem”, esclareceu Jaqueline.

Informações: Prefeitura de Rio Preto

imagem