Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou a morte de mais dois macacos com suspeita de febre amarela.
Um dos animais foi encontrado no Parque Estoril, zona sul da cidade. O outro macaco foi localizado no Santo Antônio na zona norte. Segundo a pasta, o trabalho de bloqueio a doença foi iniciado nas proximidades dos locais.
Até agora, Rio Preto contabilizou a morte de 42 macacos desde o inicio do ano. Apenas um deles teve a morte associada a febre amarela. 16 ainda estão sob avaliação do instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Nove tem resultados parciais negativos para a doença. 13 já foram descartados, e em três animais não foi possível colher amostras pelo avançado estado de decomposição.
Até o momento, não houve contaminação de febre amarela em humanos. A estimativa da Secretaria de Saúde é que 92% das pessoas tenham sido imunizadas. Quem ainda não se vacinou ou não tomou o reforço, após dez anos, pode procurar qualquer uma das 27 Unidades Básicas de Saúde do município.