imagem

Sexta-Feira, 02 de Julho de 2021 às 14:58

Saúde afirma que não aplicou vacina contra Covid vencida em Rio Preto

Informação de que 26 mil doses da Astrazeneca foram aplicadas no Brasil fora do prazo de validade foi publicada pela Folha de SP. Segundo o jornal, 16 doses teriam sido utilizadas nesta condição em Rio Preto. Foto: Divulgação

Duração: 02:12

thumbnail

NOTA SAÚDE - VACINA ASTRAZENECA

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que não houve uso de lote de vacina vencido em São José do Rio Preto, como sugerem publicações de alguns veículos de imprensa.  Todas as doses distribuídas aos postos de vacinação são rigorosamente controladas quanto a prazo de validade, temperatura de armazenamento e demais cuidados indicados durante toda fase do processo.

A Saúde informa que  a inclusão dos lotes suspeitos nos registros de unidades de São José do Rio Preto pode ter ocorrido por erros de digitação no momento do registro da vacinação no sistema da Secretaria de Saúde do Estado . Os lotes são pré-configurados e aparecem para seleção do digitador mesmo após vencidos. Dessa forma os digitadores podem eventualmente selecionar o lote errado e incluí-lo no sistema. Permanentemente nossas equipes checam os dados para necessárias correções.

A Secretaria da Saúde reforça  que NENHUMA pessoa foi vacinada com doses  fora do prazo de validade recomendado pelo fabricante. Importante registrar que alguns dos lotes mencionados como vencidos não foram destinados a São José do Rio Preto.

imagem