imagem

Sexta-Feira, 17 de Abril de 2020 às 11:36

Rio Preto contabiliza cinco mortes por coronavírus

Quinta vítima é um homem de 56 anos. Cidade contabiliza 66 casos confirmados da doença e 126 suspeitos. Foto: Reprodução.

thumbnail

Rio Preto confirmou mais dois casos de coronavírus e agora tem 66 pacientes com a doença. Outros 126 pacientes são tidos como suspeitos.

A cidade contabiliza cinco mortes por Covid-19. As duas últimas foram registradas nesta quinta-feira (16). Vítimas são uma idosa de 69 anos e um homem de 56 anos, que evoluiu para parada cardiorespiratória e não resistiu. 

Dos casos de Síndrome Respiratória já são 1118 registros. Desse total, 227 casos são de agravamento,, ou seja, Síndrome Respiratória Aguda Grave. Estão internados 43 e desse número, 27 estão com Covid-19. Dois infectados estão internados em enfermaria e cinco UTIs.  

O Secretário de Saúde, Aldenis Borim, apresentou os dados e disse: “Com o isolamento preparamos o sistema de saúde, aumentamos os leitos. Sempre monitorando os números de casos para não ultrapassar o limite de atendimento. O período foi para nos prepararmos. Se tiver mais casos contaminados nos próximos dias, não estranhe”. 

Aldenis lembrou que a abertura gradual do comércio foi estudada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e que a partir da próxima segunda-feira, dia 20, a Secretaria de Saúde vai mudar a estratégia na realização de testes junto a população. O chamado teste PCR, mil no total, serão realizados apenas nas pessoas que apresentarem síndrome gripal leve.

“Mudamos a estratégia para eu ter uma abertura gradual. Para isso eu tenho que saber como a população está. Se eu for restringir (o comércio) mais, ou vou liberar mais, porque os casos estão poucos”, disse.

A abertura gradual, segundo Aldenis, é fundamental porque, caso contrário, o isolamento social precisa ser prolongado por mais tempo.


No final da apresentação o secretário de Saúde voltou a cobrar o uso de máscaras pela população e reforço na higiene.

imagem