Após 80 dias sem chuvas significativas na região, os modelos meteorológicos estão indicando que no neste fim de semana a chuva deverá 'dar as caras' na região.
Segundo o engenheiro sanitarista José Mário de Andrade, os dados mostram que há 50% de chance de chover cerca de 18 milímetros no domingo (29), considerada boa quantidade. Para o sábado (28), os modelos também indicam possibilidade de chuva, mas de apenas 1 ou 2 milímetros.
"Isso vai indicar uma melhora nos índices da umidade e qualidade do ar, bem como a interrupção das queimadas. As concentrações dos poluentes do ar baixaram, mas ainda respiramos um ar muito poluído em relação ao que prevê a Organização Mundial da Saúde", diz o especialista.
Antes da chegada da chuva no fim de semana, fortes rajadas de vento poderão atingir a região, o que deverá levantar poeira, cinzas e demais materiais particulados provocando mais poluição do ar. Além disso, o vento forte também aumenta os riscos de novos incêndios. É preciso continuar evitando queimadas e se protegendo ficando sempre bem hidratado.
ALERTA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil estadual informou que até quinta-feira (26) as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso em todo o Estado de São Paulo, com destaque para a região de Rio Preto onde as máximas ficarão entre 36 e 39º C. Isso poderá aumentar a umidade relativa do ar permanecerá baixa e o risco de incêndios aumentará.
Nos últimos dias, focos de incêndio em coberturas vegetais têm aumentado pelo território paulista, principalmente nas regiões metropolitana de São Paulo, centro-oeste e noroeste do Estado. Em alguns casos, devido à intensidade e rápida propagação do fogo, faz-se necessário o combate por meio de aeronaves de asa-rotativa ou de asa-fixa.