imagem

Terça-Feira, 17 de Abril de 2018 às 18:03

Prefeito anuncia sistema de classificação para castração de animais

Cães e gatos em situação de abandono e em áreas de risco terão prioridade. Cidadão poderá acompanhar lista de espera pelo site.

Duração: 04:27

thumbnail

A partir de maio o morador de Rio Preto que solicitar castração gratuíta para o seu animal de estimação no Centro de Zoonoses poderá acompanhar pela internet a lista de espera para o procedimento.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira, 17, pelo Prefeito Edinho Araújo, juntamente com a vereadora Claudia de Giuli e a diretora do Bem Estar Animal, Karoline Prado.

Atualmente, cerca de dois mil animais aguardam na fila de espera para castração.

Segundo o secretário de Saúde Aldenis Borim, o novo sistema, além de estabelecer critérios de prioridade, vai acabar com a monopólio de algumas protetoras dos animais.

♪ ouça a reportagem

O site para cadastro dos animais conta com um sistema de classificação por pontuação. Na ordem decrescente de pontos, o ranking prioriza: animais adotados no CCZ, animais em áreas de contaminação por raiva, leishmaniose e esporotricose, animal resgatado pelo Bem Estar Animal, animal doado por Ong, animal resgatado por protetor, animal de cidadão registrado no cadastro único de programas sociais, animal de pessoas acima de 60 anos, animal sem raça. O dia em que foi feita a solicitação é o critério menos relevante.

Mas nem tudo são flores.

Segundo Karoline Prado, apesar de organizar a fila de espera através de um sistema on-line, o morador não pode fazer a solicitação pela internet, tem que ir até o Centro de Controle de Zoonoses, localizado em um endereço de difícil acesso.

imagem