A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 100 aves silvestres vítimas de tráfico em um carro que transitava na rodovia BR-153, nesta quarta-feira (22), em Nova Granada. O veículo, um Chevrolet/Ônix era conduzido por um homem de 36 anos e tinha como passageiro um jovem de 25.
Dentro do carro, os policiais encontraram 85 papa-capins, 11 pássaros-pretos, e 3 araras-canindé e 1 papagaio-verdadeiro. Ainda foram localizadas gaiolas com aves no porta-malas. Algumas ainda eram filhotes.
As aves pertencem à fauna brasileira, cuja captura, transporte ou comercialização configuram crimes ambientais.
Os homens disseram aos policiais que compraram os pássaros no estado de Goiás e teriam como destino a capital catarinense. Os dois são reincidentes neste tipo de crime; o motorista já foi preso 3 vezes pela PRF por este mesmo crime.
As araras estão no grupo das espécies em extinção da fauna nacional. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Nova Granada (SP). A Polícia Militar Ambiental de São Paulo também foi acionada para lavratura das autuações e medidas administrativas de proteção às aves. Foram lavradas autuações que ultrapassaram o valor de R$ 379 mil.