Atualmente, cada carreira é representada por uma associação, o que enfraquece a luta da classe.
♪ ouça a reportagem
Foi anunciado para o dia 28 de abril a fundação do Sindicato dos Policiais Civis da região de Rio Preto.
A iniciativa é uma estratégia da categoria que pretende unir forças e reivindicar melhorias para todo o efetivo do Deinter 5- composto por aproximadamente 1400 policiais civis divididos em 96 municípios.
O coordenador da comissão pró-fundação, Valdir Uchôa, explica que a luta sindical dos Policiais Civis era fragmentada por carreiras. O Sindicato dos Delegados representava os interesses dos delegados. O Sindicato dos Investigadores representava apenas os investigadores, e isso acabou enfraquecendo a categoria como um todo.
Valdir é investigador há vinte anos. Começou a trabalhar numa época em que a Polícia investigativa era atuante e temida pelo crime organizado. Hoje presencia o sucateamento da instituição que sofre com o baixo efetivo. O que não falta são pautas de reivindicação.
A fundação do sindicato, marcada para o dia 28 de abri, será realizada no auditório do Ipê Park Hotel. Os deputados Fausto Pinato, Marco Vinholi e João Paulo Rillo já confirmaram presença. Prefeitos, vereadores e autoridades também serão convidados.