Onze pescadores foram autuados pela prática de pesca ilegal durante operação embarcada da Polícia Ambiental nesta sexta-feira.
Equipes se dividiram para fiscalizar as atividades de pesca no Rio Tietê, e nas prainhas de Mendonça, Adolfo, Ubarana, José Bonifácio e Zacarias.
Segundo informações do tenente Emerson Mioransi, com a proximidade da piracema, os pescadores intensificam a pesca para armazenar pescado para o período de 4 meses, em que a atividade nos rios fica restrita. Nesse período as infrações ambientais tendem a aumentar.
Por essa razão, dez policiais ambientais de Rio Preto e José Bonifácio, com o uso de duas embarcações e três viaturas realizaram por 60 horas consecutivas o patrulhamento embarcado no Rio Tietê e seus afluentes, sendo apreendidas 95 redes de pesca, sete embarcações; seis motores de popa e 106 Kg de pescados diversos. Mais de 7 mil reais em multas foram aplicadas contra pescadores amadores e profissionais por utilização de apetrechos contrários à legislação.
Todo material apreendido ficou retido na sede da Polícia Ambiental e o pescado foi doado.
Os pescadores responderão por crime ambiental de pesca irregular, que prevê detenção de 1 a 3 anos.
As ações continuarão e serão intensificadas com a proximidade do período de reprodução dos peixes, que começa em novembro e termina em fevereiro do ano que vem.
De Rio Preto, Joseane Teixeira.