No dia 15 de setembro, em reunião à portas fechadas na Secretaria da Educação, diretores de escolas municipais de Rio Preto, especialmente aqueles que trabalham em regiões periféricas da cidade, alertaram a Prefeitura para o impacto da falta dos Anjos da Guarda nas instituições. Antes mesmo da saída dos vigilantes já haviam ameaças de vandalismo e furtos nas instituições.
Logo no primeiro final de semana sem os Anjos da Guarda - 498 foram demitidos na sexta-feira - a escola municipal Eládio Arroyo Martins, localizada no bairro Nova Esperança, foi invadida por criminosos.
Segundo informações da Secretaria da Educação, vândalos pularam o muro da instituição neste domingo e destruíram câmeras de segurança e brinquedos utilizados por crianças no pátio externo da unidade de ensino. Até o momento não há informações sobre furto de equipamentos ou materiais escolares.
A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento e as imagens serão fornecidas para a Polícia Civil ainda nesta segunda-feira.
Apesar dos estragos, as aulas não foram prejudicadas.