♪ Ouça a entrevista
Joseane Teixeira
O secretário de saúde Eleuses Paiva anunciou nesta quinta-feira, 16, que a partir de abril um mutirão vai realizar mais de 44 mil consultas e exames que estão atrasados na rede pública municipal. A fila de espera que pode durar dois anos ultrapassa 49 mil solicitações. Trata-se de 23 mil consultas médicas com especialistas da área de ortopedia, cirurgia vascular, dermatologia, otorrino, neurologia, gastro, cardiologia, reumatologia, urologia e geriatria.
Para atender a grande demanda, a secretaria de saúde vai organizar atendimentos noturnos e aos finais de semana.
Mas acabar com a fila de espera não é a única preocupação do secretário de saúde, por isso a prefeitura estuda como aprimorar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e agilizar a marcação de exames para que a população não sofra novamente com a demora dos agendamentos.
Além das consultas com espcialistas, mais de 21 mil exames serão realizados como endoscopia, ecocardiograma, ultrasson, doppler, colonoscopia, espirometria, ressonância e tomografia. A expectativa é que os 44.722 procedimentos sejam realizadosno prazo de três a cinco meses a partir de abril