Assim como a Covid-19, o sarampo também é uma doença contagiosa, causada por um vírus que pode ser transmito facilmente por vias aéreas, e resultar em casos graves, inclusive levando à morte. A diferença entre as duas doenças é que já existe uma vacina para a prevenção do sarampo, chamada de tríplice viral. Ela é aplicada, de graça, na maioria dos postinhos de saúde do país.
Mesmo sendo oferecida pelo SUS, muita gente tem deixado de tomar a vacina que previne o Sarampo e por isso a doença, que acreditava-se estar erradicada do Brasil começou a ser transmitida novamente no ano passado. Foram mais de 18 mil infectados em 23 estados, sendo 16 mil só aqui em São Paulo. A maioria das mortes causadas pela doença também foi em São Paulo e eram crianças. Das 15 pessoas que morreram no país, 14 eram paulistas e oito eram crianças.
Pra evitar que o vírus que causa do Sarampo se alastre novamente, o Ministério da Saúde intensificou as campanhas de vacinação, dividiu em etapas e ampliou as faixa-etárias do público alvo.
A quarta fase da campanha termina no dia 31 de agosto. Em Jales, este sábado será o dia D, onde poderão se vacinar nas UBSs da cidade, crianças e adultos. Pra facilitar o acesso dos moradores e evitar aglomerações, a vacinação também será feita de forma drive thru, sem que as pessoas tenham que sair do carro.
A vacinação também será feita das oito da manhã às quatro da tarde deste sábado em todas as unidades básicas de saúde de Jales, com exceção dos postinhos do Jardim Oiti e do Uniamérica.