Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto
Após cerca de 4 meses, as chuvas retornaram à Rio Preto em quantidade significativa. Nos últimos 4 dias a maior cidade da região registrou um volume acumulado de 62,6 milímetros de água, conforme dados do Centro Monitoramento Alertas de Desastres Naturais, o CEMADEN, que mantém quatro pluviômetros automáticos no município.
A boa notícia é que as chuvas que ocorreram já ultrapassam o esperado para o mês inteiro de outubro, que era de 60. O volume acumulado de chuvas até o dia 10 pode ter chegado a 93,6 mm, pois os pluviômetros do não conseguiram registrar as chuvas que ocorreram no dia 1° de outubro.
A chegada da chuva provocou melhora em todos os índices. O ar está com a umidade relativa mínima acima do ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Os poluentes atmosféricos são mínimos e a qualidade do ar permanece boa, o que é excelente para as 2 milhões de pessoas que residem no Noroeste Paulista e todos os anos enfrentam a estiagem prolongada.
O rio Preto está com vazão excedente na captação municipal, mas não ainda não há perspectiva para o fim do racionamento de água na cidade.