imagem

Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 às 16:01

Idoso é detido após quebrar vidro de ônibus com bengala

Sem o dinheiro da passagem, aposentado de 60 anos queria viajar de graça para Mirassol, mas foi impedido pelo motorista.

thumbnail

Um idoso de 60 anos foi detido por Guardas Municipais nesta quarta-feira, 16, após danificar um ônibus de transporte intermunicipal.

O caso aconteceu na rodoviária, localizada na região central de Rio Preto.

Morador de Mirassol, o aposentado afirmou que não tinha o dinheiro da passagem, que é de R$ 4,25, e afirmou ter sido ridicularizado pelo motorista ao pedir para entrar de graça no ônibus da empresa Itamarati. Ele se irritou e, utilizando a própria bengala, quebrou a vidraça ao lado do motorista.

Vale lembrar que a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

Como o ônibus não foi apresentado na Central de Flagrantes e foi encaminhado para conserto sem passar por perícia, o delegado Marcelo Parra enquadrou o aposentado no crime de dano qualificado, mas o liberou após o registro do boletim de ocorrência.

O idoso poderá ser condenado a ressarcir a empresa.

Em Rio Preto, foi aprovado nesta terça-feira, 15, em primeira discussão, quanto à legalidade, projeto de lei do vereador Jean Dornelas que prevê gratuidade da passagem para idosos a partir dos 60 anos.

imagem