O vendedor Waltier Fabiano de Oliveira Moreira, de 36 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira, 27, por dano qualificado ao patrimônio.
Por volta das 7h30, ele se armou com pedras de concreto e um pedaço de pau para quebrar as vidraças da Secretaria Municipal da Fazenda, prédio da rua Silva Jardim que foi inaugurado pela Prefeitura de Rio Preto neste ano. Vinte e duas vidraças foram danificadas.
Motoristas que transitavam pela rua registraram vídeos da ação. Foi com base nas imagens que a Polícia Militar conseguiu localizar o homem na região central de Rio Preto, próximo ao local do crime. Waltier estava armado com uma vigota de madeira.
Há notícias de que ele danificou vitrines de outros estabelecimentos.
Alterado, o homem precisou ser imobilizado e algemado. Na delegacia, falava coisas desconexas e se negou a assinar qualquer documento.
O delegado Roberval Macedo enquadrou o homem pelos crimes de dano e dano qualificado ao patrimônio. Em tese, poderia ser arbitrada fiança, no entanto o delegado consultou a ficha criminal de Waltier e constatou que ele registra diversas passagens por dano, dano qualificado, desacato e até incêndio, por esse motivo representou pela prisão preventiva do homem, que foi levado para a carceragem da DEIC.
Os trabalhos na Secretaria da Fazenda não foram prejudicados porque, em virtude da pandemia do coronavírus, os serviços estão sendo oferecidos pela internet e telefone.