imagem

Quinta-Feira, 21 de Maio de 2020 às 18:59

Em pouco mais de dois meses, Rio Preto ultrapassa marca de 500 casos da Covid-19

Até o dia 13 de março, não havia nenhuma informação sobre o coronavírus na maior cidade do noroeste paulista. Além dos 505 registros positivos, 18 mortes foram causadas pela doença. Foto: Reprodução.

Duração: 03:52

thumbnail

Em pouco mais de dois meses de pandemia, Rio Preto ultrapassou os 500 registros positivos de Covid-19 e 18 mortes causadas pela doença. Até o dia 13 de março, não havia nenhuma informação sobre o coronavírus na maior cidade do noroeste paulista, mas o vírus já estava entre a população e os dados divulgados nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Saúde apontaram 505 notificações positivas. A última vítima que perdeu a vida para a doença foi uma idosa de 82 anos que apresentava comorbidades.

Com o objetivo de evitar que o vírus continue se disseminando, o Comitê Gestor de enfrentamento à covid-19 criou, há dois meses, o 0800 coronavírus, para a população tirar as principais dúvidas sobre a doença sem ir desnecessariamente à uma unidade de saúde. Neste período, o call center já conseguiu solucionar vários chamados. A gerente da vigilância epidemiológica disse que o atendimento telefônico tem apresentado bons resultados (OUÇA A REPORTAGEM). 

Uma estatística que também chama a atenção é sobre os trabalhadores da saúde que mais apresentam suspeita da doença. Em Rio Preto, os profissionais da enfermagem somam cerca de 40% dos que procuram atendimento com sintomas da Covid-19. O número inclui técnicos, auxiliares e enfermeiros. Apesar de apresentarem apenas 1,74% de registros suspeitos, a Saúde se preocupa também com os cuidadores de idosos. 

3709 pessoas já foram testadas em Rio Preto. Dos 505 casos positivos, 226, ou seja, 45% do total foram dignosticados pelo projeto sentinela. Andreia Negri disse que apesar de o município ter ampliado a testagem a curva de casos seguidos apenas pelo protocolo do ministério da saúde também continua crescendo. 

Andreia Negri disse acreditar que em algum momento todas as pessoas poderão ter casos de coronavírus na própria família (OUÇA NA REPORTAGEM)

Os dados da Secretaria de Saúde ainda apontaram que o coeficiente de incidência da doença está em 110 casos positivos para cada 100 mil habitantes, com 3,60% de letalidade. A taxa é menor do que a do estado que está em 7,68% e do país, 6,47%. O número de recuperados é de 188, o que corresponde a 37% dos infectados. 

imagem