imagem

Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 às 07:44

Em comemoração ao Dia da Árvore, Prefeitura realiza plantio de 2,5 mil mudas na ETE

Outras ações estão programadas para esta terça-feira (21). O Viveiro Municipal fará a entrega de mudas de árvores por meio de drive-thru. Medidas querem incentivar o plantio e a importância da árvore para a vida

thumbnail

Fotos: Divulgação/Prefeitura

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nacionalmente em 21 de setembro, a Prefeitura de Rio Preto realiza, nesta terça-feira (21), um plantio de 2,5 mil mudas de árvores de espécies nativas na APP - Área de Preservação Permanente do rio Preto, localizada na Estação de Tratamento de Esgoto, às margens da vicinal Délcio Custódio. 

A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e pelo Semae. Ainda nesta terça (21), a pasta realiza, no Viveiro Municipal, um drive-thru para entrega de mudas de árvores à população, entre às 8h30 e 11h30. A sede fica na avenida Sabino Cardoso Filho, 2.850, Vila Elvira. Os interessados em pegar muda devem levar documento com foto e um comprovante de residência de Rio Preto. 

Além disso, a Polícia Ambiental realiza uma ação de conscientização sobre a importância do meio ambiente no Riopreto Shopping, das 10h Às 22h. 

O Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, a data traz a reflexão dos constantes extermínios de árvores, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.




imagem