Um motorista de aplicativo é acusado de agredir uma
passageira utilizando uma arma de choque.
A razão do desentendimento seria porque a vítima só tinha
uma nota de 50 reais para pagar a corrida de R$ 4,50 e o motorista não tinha
troco.
O caso aconteceu na noite desta segunda-feira, 25, em Rio
Preto.
A mulher, que tem 50 anos, contou que solicitou transporte
pelo aplicativo 99, para um trajeto de dois quilômetros, com duração de cinco
minutos. Ela estava acompanhada de uma amiga e três crianças.
Assim que entrou no carro, ela adiantou que tinha apenas uma
nota de 50 reais e o motorista se irritou.
“Ele me disse que não tinha obrigação de fornecer troco.
Ofereci meu cartão de crédito e ele respondeu que não tinha máquina, então falei
para ele parar o carro, porque eu não tinha como pagar”, explicou.
Quando a mulher desceu, o motorista sacou um simulacro de
pistola, que na verdade era um taser, e disparou uma descarga elétrica contra
ela, provocando lesão no braço esquerdo. Em seguida fugiu.
O caso foi registrado como lesão corporal e será investigado pela Polícia Civil.
Em outro caso, registrado no mesmo dia, um motorista a
serviço do mesmo aplicativo teve o carro danificado por um homem após se negar
a transportá-lo.
A vítima, de 36 anos, contou que recebeu uma solicitação de
corrida por um perfil feminino, mas ao chegar no endereço, havia um homem
esperando.
O motorista explicou que, por orientação da plataforma e
como medida de segurança, não poderia levar o homem. O desconhecido se irritou,
xingou o autônomo e chutou várias vezes a porta do veículo, um Ágile,
provocando danos na lataria.
O caso será investigado como dano e ameaça.
A 99 lamenta profundamente o caso envolvendo um motorista da plataforma. Assim que soubemos do caso, bloqueamos o condutor do aplicativo e mobilizamos uma equipe que está em contato com ela para oferecer todo o acolhimento e suporte necessários. A empresa está disponível para colaborar com as investigações da polícia.
A empresa reitera que orienta e sensibiliza seus motoristas parceiros a atenderem passageiros com gentileza e respeito. Esclarecemos ainda que motoristas parceiros devem tratá-los com boa fé, profissionalismo e respeito. Em comportamentos como esse, que vão contra os Termos de Uso da Plataforma, medidas corretivas podem ser adotadas, que inclui o bloqueio definitivo do perfil do motorista.
Passageiros e motoristas que tenham sofrido qualquer situação desse tipo devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app ou pelo telefone 0800-888-8999, para que medidas corretivas sejam adotadas. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários.