A Prefeitura de Rio Preto anunciou a urbanização da favela da Vila Itália. O anúncio ocorreu após reunião do prefeito Edinho Araújo com secretários e representantes da favela e dos institutos parceiros, realizada neste sábado (20), na Prefeitura.
A área será reurbanizada e, no próprio local, serão construídas novas moradias. A Prefeitura vai assumir a infraestrutura, avaliada em R$7,2 milhões. Já a construção das casas terá apoio do governo do Estado e da iniciativa privada e parte será financiada.
A Prefeitura tentou, por meio de ações na Justiça, a desocupação da favela e a reintegração de posse, o que nunca foi autorizado pelo Poder Judiciário. A maior parte da área pertence ao município e o restante é privado.
A urbanização e a construção de novas moradias tiveram papel fundamental dos institutos As Valquírias, Gerando Falcões, e Tellus. O prazo para a conclusão das obras não foi divulgado.
Em suas redes sociais, o prefeito de Rio Preto prometeu que os moradores terão um local com dignidade, além de contar com equipamentos sociais.