Os hospitais de Rio Preto têm, atualmente, 227 pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave, sendo que 129 são moradoras da cidade e os outras 98 da região. Isso significa que 43% dos pacientes que estão ocupando leitos específicos de Covid-19 e de outras doenças respiratórias vêm de outros municípios. Votuporanga, por exemplo, anunciou, nesta sexta-feira (05), o encaminhamento de cinco pacientes para Rio Preto, após atingir a lotação dos leitos. E quem mais recebe esses pacientes é o Hospital de Base porque é regional. A última atualização da Secretaria de Saúde apontou que no momento 103 pessoas estão internadas no HB com alguma síndrome respiratória. O número é a somatória de moradores de rio preto e da região.
Os três hospitais com maior número de internações de residentes da cidade com síndrome respiratória são Santa Casa com 66, Hospital de Base com 26 e Beneficência Portuguesa com 19. No total são 129 pessoas internadas, sendo 90 em enfermaria e 30 em UTI.
Outro dado divulgado pela Secretaria de Saúde é sobre o percentual de positividade dos casos de síndrome gripal leve, que inclui covid-19, por faixa etária. O número aumentou entre os adolescentes e os idosos. Desde o início da pandemia, foram 5,61% casos positivos. Mas, somente nos últimos 14 dias, foram 11,90% entre os jovens. Pessoas com 60 anos ou mais, 12,54% no acumulado do ano contra 21,24%.
Rio Preto chegou a 828 casos positivos de coronavírus. Apenas nos últimos 14 dias, foram 284 novos casos confirmados, ou seja, pessoas estão no período de transmissão da doença. De acordo com a secretaria de saúde, a situação da covid-19 em rio preto só vai poder ser tida como estável desde que haja a diminuição do contágio em um período de 14 dias seguidos.
No momento, cidade já contabiliza 481 casos de pessoas curadas.