A região de Rio Preto tinha 107 pacientes à espera por um leito de UTI, segundo boletim do Sistema Cross, responsável pela regulação de vagas, deste domingo (6). A fila na região é a que possui o maior número de pacientes entre todos os departamentos regionais de saúde do estado. Na Grande São Paulo, 77 pessoas estavam nesta condição.
O aumento na quantidade de pessoas à espera por um leito é explicado pela situação do maior hospital do interior paulista, referência para moradores de mais de 100 municípios da região. O HB tinha neste domingo (6), 172 pacientes internados, o que representava 94% da ocupação.
Na semana passada, a diretoria do Complexo Funfarme se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, e cobrou que o estado crie um plano regional junto aos prefeitos do noroeste paulista, a fim de frear o avanço da pandemia. Porém, em entrevista coletiva na sexta-feira (4), o secretário de Doria afirmou que medidas mais restritivas deverão ser tomadas pelos municípios, conforme a situação enfrentada por cada uma das cidades.
Na Santa Casa de Rio Preto, a ocupação é de 100% nas UTIs e nas enfermarias destinadas ao tratamento de pacientes com a Covid-19.