A Secretaria de Administração Penitenciária informou nesta segunda-feira que 52 reeducandos não retornaram da saída temporária de São João, cujo retorno estava marcado para o dia 28 de junho. Eles tinham seis dias para aproveitar o convívio com a família.
Segundo dados da SAP, 1431 homens do Centro de Progressão Penitenciária e 52 mulheres do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Preto tiveram direito ao benefício.
Apenas uma mulher não retornou para o CRF, enquanto o número de homens chama a atenção: foram 51 fugitivos, sendo que até o momento apenas dois se apresentaram espontaneamente dois dias após a data estabelecida para o retorno.
A atitude é considerada falta grave e ambos retornaram para o regime fechado, onde aguardarão decisão judicial sobre quanto tempo deverão cumprir em penitenciária até a nova regressão de regime.
Segundo especialistas em Segurança Pública, apesar da proximidade com o fim da pena, muitos reeducandos não retornam à unidade prisional porque respondem a outros processos que podem resultar em condenação.
A SAP não informou quantos presos saíram monitorados por tornozeleira eletrônica.