imagem

Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2020 às 12:04

Área do antigo IPA volta a pegar fogo em Rio Preto

Após cerca de 250 hectares serem consumidos pelo fogo na Floresta Estadual nesta quarta-feira (09), novos focos de incêndio são combatidos na manhã desta quinta (10).

Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil tiveram de retornar à área da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, nesta quinta-feira (10), após novos focos de incêndio no local. Ontem, cerca de 250 hectares foram devastados pelas chamas e uma queimada de grandes proporções que começou por volta da 13h só foi combatida na madrugada desta quinta. De acordo com a Defesa Civil, trata-se do maior incêndio registrado no local nos últimos anos. 

Por conta das chamas do incêndio na região do Instituto Florestal e da Estação Ecológica (antigo IPA), a Defesa Civil de Rio Preto orienta os motoristas a evitarem o acesso à cidade ou à rodovia Washington Luís (SP-310) por meio do dispositivo viário do KM 444. Neste momento, a densa fumaça prejudica a visibilidade.

A Secretaria de Trânsito informou que a avenida Abelardo Menezes está totalmente interditada naquela região por causa da fumaça e do calor das chamas. Agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, das secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente, além de funcionários de uma usina de açúcar e álcool da região, trabalham, novamente, no combate ao fogo.

Últimos dados do Corpo de Bombeiros apontam que de janeiro até os primeiros dias de setembro deste ano foram registradas 821 queimadas em Rio Preto, número superior ao do ano inteiro de 2019, que teve 777 ocorrências nos 12 meses. A estiagem deste ano é uma das mais críticas já registradas

imagem