Na tentativa de conseguir o avanço da região de Rio Preto o quanto antes à fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização, o prefeito Edinho Araújo esteve, nesta sexta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, na capital, em uma reunião com o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia.
Rodrigo enfatizou que não seria possível a regional ir à fase 3 do plano nesta sexta (28) porque o avanço, no momento, ocorre semanalmente apenas para regressão de fases, ou seja, para as regiões que estiverem registrado piora. Dessa forma, está mantida a fase laranja para a região. Além disso, mesmo se houvesse essa possibilidade, o Departamento Regional de Saúde voltou a registrar aumento da taxa de ocupação de leitos e está, atualmente, com 75,5%, índice que mantém a região na fase laranja.
Em nota, Edinho disse que está otimista de que "na próxima semana, com base nos levantamentos apresentados pelo Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, haverá avanço para a fase amarela e, assim, setores importantes da economia local e regional deverão ser reabertos".