A direção da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto se reuniu, novamente, com o prefeito Edinho Araújo nesta segunda-feira (13), no gabinete, para pedir flexibilização no funcionamento do comércio. A última reunião da Acirp com o executivo, sobre o mesmo assunto, aconteceu no dia 26 de março.
O presidente Kelvin Kaiser entregou um novo plano de flexibilização ao prefeito pautado na atual situação de Rio Preto devido à pandemia de coronavírus. Ainda em comunicado oficial emitido pela Acirp, Kaiser ressaltou que a reunião não foi para mudar o decreto municipal sobre o fechamento do comércio e sim para pedir uma interpretação mais abrangente de algumas atividades econômicas dentro do decreto que vai até o dia 22 de abril.
“Hoje, pela tarde, nos reunimos com o prefeito Edinho Araújo e fizemos a entrega do plano de flexibilização responsável elaborado pela Acirp, em cima das características da cidade. Sabemos que o Decreto Estadual sobrepõe-se ao Municipal, e entendemos – sempre fizemos questão de deixar transparente. Esta reunião não foi realizada para mudar o Decreto Municipal. O que pedimos ao prefeito foi uma melhor interpretação de algumas atividades econômicas dentro do Decreto, até o dia 22 de abril; o empresário precisa entender se sua atividade está condizente ao que se especifica no documento e quais são as medidas restritivas que têm de ser tomadas caso ele possa abrir: restrição de espaço em fila, até onde esse cliente pode chegar etc. Queremos que esteja de mais fácil entendimento aos empresários como eles podem trabalhar neste cenário de pandemia, aproximando o canal de comunicação da Prefeitura e da nossa Associação. À medida que o Decreto vai ficando mais claro, os empresários vão entendendo, vão se adaptando, vão começando a achar uma maneira de trabalhar, de fazer a sua empresa girar sem desrespeitar as leis. E, para esta ação, estamos aguardando retorno do prefeito. Na segunda frente onde iremos agir, entregamos ao Governador João Dória, ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait, proposta de estudo e a adoção o mais breve possível de medidas de flexibilização responsável das regras de isolamento horizontal vigentes, após o dia 22 de abril – data do término da vigência do Decreto Estadual. O que defendemos no plano é que cada município tem sua particularidade e que algumas atividades podem ser flexibilizadas de forma responsável, cumprindo todos os critérios técnicos da Secretaria de Saúde. Estamos solicitando atenção do governador ao nosso pleito, para que possamos começar a flexibilizar de forma responsável alguns setores da economia após o dia 22 de abril. Em todos os momentos, a Acirp está agindo junto à Prefeitura Municipal e o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, sempre atenta à curva de contágio da doença e às questões de saúde”, diz o comunicado assinado pelo presidente Kelvin Kaiser.
O prefeito Edinho Araújo analisa o plano da entidade.